Docentes e discentes do Curso de Pós-Graduação EaD em Educação Especial e Educação Inclusiva lançaram o livro “Educar para Incluir: Experiências e Reflexões da Educação Especial na Uema”, uma produção coletiva que reúne vivências, pesquisas e práticas pedagógicas voltadas à construção de uma escola mais acessível e equitativa.
Desenvolvida em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a obra é fruto de um trabalho colaborativo entre professores, estudantes e convidados do programa, evidenciando o compromisso dos pós-graduandos com a transformação da realidade educacional brasileira.
O diferencial da publicação está na sua construção coletiva e dialógica. Sob orientação dos docentes, os alunos puderam articular teoria e prática, transformando suas experiências profissionais e acadêmicas em capítulos que compõem o livro.
Além de fortalecer a produção científica na modalidade a distância de ensino, o projeto demonstra como a EaD pode gerar conhecimento qualificado e socialmente relevante, estimulando o exercício da escrita acadêmica e o compartilhamento de experiências concretas de inclusão.
O Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet) consolida-se, assim, como um importante polo de formação docente no Maranhão. Ao ofertar o Curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Educação Inclusiva, em parceria com a UAB, a instituição amplia o acesso à qualificação profissional e democratiza o conhecimento, permitindo que educadores de diversas regiões do estado se especializem em uma área essencial para a educação contemporânea.
A publicação está disponível gratuitamente em formato digital para leitura e download. Basta clicar aqui.
Por Fernanda Araújo.

