São Luís recebe entre os dias 16 e 18 de outubro o XVIII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso (Sefoper), promovido pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet) e Rede Nacional das Licenciaturas em Ciências da Religião para o Ensino Religioso (Reler).
Com o tema “Currículos e Práticas de Ensino Religioso: Memórias e Desafios às Ciências da Religião“, o encontro acontece de forma híbrida na Escola de Governo do Maranhão (EGMA), permitindo participação presencial e online através do canal oficial do Fonaper no YouTube.
O seminário se propõe a aprofundar discussões sobre o papel do Ensino Religioso (ER) na educação básica brasileira, especialmente após as mudanças estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). O artigo 33 da LDB, alterado pela Lei 9.475/1997, define o ER como parte integrante da formação básica do cidadão, componente curricular obrigatório nos horários regulares do ensino fundamental, com o objetivo de promover o respeito à diversidade cultural religiosa do país, vedando qualquer forma de proselitismo.
O evento oferece uma programação completa que inclui mesas-redondas, palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos e rodas de conversa, reunindo pesquisadores, professores e estudantes de todo o Brasil interessados na área.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades do setor educacional, entre elas o reitor da Uema, Prof. Walter Canales, a presidente da Fundação Escola de Governo do Maranhão, Profª. Leuzinete Pereira da Silva, a coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Maranhão (FEE/MA), Profª Lucinete Lima, o coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão (UNCME/MA), Prof. Emerson Silva, o coordenador do Fonaper, Prof. Adecir Pozzer, o conselheiro da Câmara de Educação Superior, Prof. Roberto Mauro Rocha, a coordenadora local do evento e coordenadora do curso de Especialização em Ciências da Religião da Uema, Profª. Deuzimar Serra e a coordenadora do Uemanet, Profª. Lígia Tchaicka.
Em seu discurso, o reitor Walter Canales enfatizou a relevância da atuação dos professores de Ensino Religioso: “É uma área necessária para a humanização de todas as ciências e de pessoas formadoras de opinião que transformam a vida de tantos estudantes pelo Brasil“, afirmou.
Por Fernanda Araújo.