A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), está com inscrições abertas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM). O processo seletivo oferece 402 vagas distribuídas em seis polos no estado: Bacabal, Caxias, Imperatriz, São Luís, São João dos Patos e Viana.
Sobre o curso
O programa de especialização tem duração de 12 meses, com carga horária total de 360 horas, organizadas em módulos de aprendizagem. O curso será desenvolvido na modalidade a distância, com encontros presenciais programados aos finais de semana nos respectivos polos de apoio. A aula inaugural está prevista para o dia 14 de outubro de 2025, com confirmação posterior da data específica para os candidatos selecionados.
Público-Alvo e Requisitos
O curso destina-se prioritariamente a diretores e coordenadores pedagógicos que possuam graduação completa e atuem em escolas públicas de ensino médio em todo o país. Caso não haja preenchimento total das vagas pelo público prioritário, as vagas remanescentes serão oferecidas aos demais candidatos, seguindo uma ordem específica de prioridade que inclui gestores gerais, gestores auxiliares, supervisores pedagógicos e professores da rede estadual de educação.
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
- Possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC
- Estar atuando na rede estadual de educação
- Ter acesso contínuo à internet e conhecimento em ferramentas tecnológicas
- Ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais nos finais de semana
- Residir em município do estado do Maranhão
Processo de Inscrição
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no período de 11 a 25 de setembro de 2025. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico seletivos.uemanet.uema.br para efetuar sua inscrição.
Para mais informações sobre o edital, cronograma detalhado e documentação necessária, os interessados podem consultar o clicando aqui.
Por Fernanda Araújo.