Os acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), polo UAB Caxias, vivenciaram uma importante experiência formativa no último dia 12 de agosto. Eles participaram do Encontro Pedagógico e Formação Continuada promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), por meio da Coordenação de Área de Geografia, realizado nas dependências da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Caxias.
O evento, direcionado aos professores de Geografia da rede municipal de ensino, proporcionou um espaço de integração entre profissionais da educação e futuros docentes, criando um ambiente propício para a troca de saberes e experiências práticas.
Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais para o exercício da docência. A professora doutora Elizângela Martins ministrou a palestra “Gestão de sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa. Já os Coordenadores Municipais da Área de Geografia conduziram a sessão sobre “Elaboração de planos de ensino”, tema crucial para o planejamento educacional.
As discussões possibilitaram reflexões sobre metodologias que potencializam o aprendizado, reforçando o papel do educador como mediador e facilitador do conhecimento. Além das exposições teóricas, o programa incluiu momentos de interação, estudos dirigidos e relatos de experiências, estabelecendo um diálogo enriquecedor entre acadêmicos e profissionais experientes.
A coordenadora do curso de Geografia da Uema, professora Francisca Regina, acompanhou a atividade e enfatizou a relevância da participação dos estudantes em eventos dessa natureza. Segundo ela, o contato direto com a realidade escolar é essencial para a construção de uma formação docente consistente, promovendo a necessária articulação entre conhecimento teórico e aplicação prática.
Essa integração permite que os futuros professores visualizem concretamente os desafios e as oportunidades que encontrarão em sua trajetória profissional, preparando-os de forma mais completa para o exercício da docência.
O acadêmico Antonio Francisco Vieira de Sousa manifestou a gratidão da turma pela oportunidade: “Eu quero aqui fazer um agradecimento, em nome da nossa sala de aula e dizer que, pra nós, é de grande relevância, principalmente por nós, acadêmicos da área de Geografia, também pela oportunidade que nos foi possibilitada por você, Benedito e professora Fátima Assen, a vivenciar esse momento. Como bem disse a professora Elizângela, não há receita pronta, mas há proposta pra que possamos fazer melhor a construção do conhecimento como um todo, como a gente imagina mesmo. Fazer pedagógico é dinâmico, a gente precisa desenvolver habilidades e competências. E quando se fala em habilidade e competência, me lembra muito Libâneo, porque nós pagamos a disciplina e ele nos colocava, com propriedade, essa questão do fazer pedagógico, da coletividade e, como um todo, a escola responsável por todo o processo e nós somos a escola. Meu muito obrigado, em nome da nossa sala e um abraço.”
A iniciativa da SEMECT demonstra o compromisso com a formação continuada e o fortalecimento da educação geográfica no município, criando pontes entre a universidade e a escola básica.
O tutor da turma e coordenador de área de Geografia da SEMECT, Benedito Nunes, também destacou a importância do momento: “Este encontro proporcionou aos nossos acadêmicos uma vivência concreta da dinâmica formativa que a rede municipal de Caxias vem desenvolvendo. Estar nesse espaço, ao lado de professores que atuam diariamente na educação básica, permite que os futuros docentes percebam a importância da atualização pedagógica e do planejamento colaborativo. Como tutor e coordenador de área de Geografia da SEMECT, considero essencial essa aproximação entre universidade e escola, pois ela fortalece a qualidade do ensino e prepara profissionais mais conscientes e engajados com a realidade educacional.”
Por Fernanda Araújo.