Com o objetivo de fortalecer a relação da universidade com seus ex-alunos, aprimorar a qualidade do ensino e desenvolver projetos digitais capazes de atender às expectativas desse público, o Programa de Acompanhamento de Egressos está sendo colocado em prática. A iniciativa está sendo conduzida pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que realiza uma pesquisa voltada aos egressos, buscando compreender suas trajetórias profissionais e acadêmicas após a graduação.
O levantamento, aplicado por meio de um questionário, pretende identificar onde estão os egressos, como se inseriram no mercado de trabalho e qual a percepção deles sobre a formação recebida na Uema EaD. A partir dos dados coletados, a universidade poderá construir diagnósticos institucionais e adotar estratégias que resultem em melhorias nos conteúdos curriculares, nos processos de ensino-aprendizagem e nas práticas de pesquisa e extensão.
Além disso, um dos focos do programa é impulsionar a criação de projetos digitais que facilitem o contato permanente com os egressos, proporcionando acesso a informações, oportunidades acadêmicas e profissionais, como cursos de pós-graduação, atividades de extensão, eventos, concursos e capacitações. A proposta é utilizar ferramentas tecnológicas para manter uma rede ativa, colaborativa e alinhada às necessidades dos profissionais formados pela Uema EaD.
O Programa de Acompanhamento de Egressos surge a partir de uma mobilização coletiva entre gestores, professores e colaboradores, que entenderam a importância de alinhar a formação universitária às reais demandas do mercado e da sociedade. Com isso, espera-se que os resultados da pesquisa sirvam de base para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e para o fortalecimento da missão social da instituição.
O Uemanet reforça o convite para que todos os ex-alunos participem da pesquisa clicando aqui, contribuindo ativamente para a construção de uma universidade cada vez mais inovadora, conectada e comprometida com a formação de excelência.
Por Fernanda Araújo.