Skip to content
cropped-uemanet-2-1.webp
  • SOBRE
    • O UEMANET
    • DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
  • NOTÍCIAS
  • SELETIVOS
  • ESKADA
  • CATÁLOGO DE CURSOS
  • SOBRE
    • O UEMANET
    • DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
  • NOTÍCIAS
  • SELETIVOS
  • ESKADA
  • CATÁLOGO DE CURSOS
  • SOBRE
    • O UEMANET
    • DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
  • NOTÍCIAS
  • SELETIVOS
  • ESKADA
  • CATÁLOGO DE CURSOS
  • SOBRE
    • O UEMANET
    • DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
  • NOTÍCIAS
  • SELETIVOS
  • ESKADA
  • CATÁLOGO DE CURSOS
Notícias

UEMA oferece treinamento de Produção de Ebooks no Formato ePub

  • 1 de abril de 2016
  • 0

Curso Ebook

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, oferece treinamento de produção de Ebooks (livros digitais) no formato ePub, nos dias 28, 29 de abril (tarde e noite) e 30 de abril (manhã e tarde). Com um investimento de R$ 500 (quinhentos reais), o treinamento é voltado para profissionais e estudantes da área de Comunicação Social e suas habilitações, Diagramadores, Designers e da área de Tecnologia e Informação.

O curso tem o objetivo de capacitar os participantes na produção de livros para tablets, Ipad, Iphone, smartphones, e-readers, por meio do software ePub, sendo ministrado pelo renomado Felipe Santos, especialista em Adobe InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de impressão, editoração e tratamento de imagens.

Curso Ebook1
Serão somente 10 vagas. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail cursos.uemanet@gmail.com, onde podem obter mais informações.

O que é formato ePub? (Fonte: TecMundo)

Os livros digitais ou ebooks são mídias textuais equivalentes aos clássicos impressos a que estamos acostumados – livros, jornais e revistas. Essa nova tecnologia tem ganhado mercado e o lançamento de equipamentos que leem esses arquivos tem cooperado para tal crescimento. Atualmente, existem diversas formas para a leitura de ebooks, como os e-readers. Entretanto, existem problemas nesse contexto: nem todo aparelho ou aplicativo suporta todas as extensões dos ebooks. Dentre tais formatos pode-se citar PDF, ODT e DOC (já bem conhecidos por serem extensões de documentos usuais), LIT, OPF, PDB, VBO, TXT e RB.

Outro aspecto inadequado nesse quadro são as empresas que mantêm os direitos autorais de seus formatos de ebooks. Em outras palavras, você só consegue acessar determinados formatos com o respectivo dispositivo da empresa desenvolvedora.

O formato ePub é uma extensão baseada na linguagem XML (uma “evolução” do HTML), livre e aberta, o que significa que qualquer pessoa consegue colaborar para o seu aperfeiçoamento. Tal fato representa o real motivo para a criação do ePub: a padronização e a democratização de acesso aos ebooks.

Não é apenas a portabilidade, ou seja, a facilidade de acesso aos conteúdos em diversos aparelhos, que marca as vantagens desta tecnologia. O ePub ainda possibilita o aumento do tamanho da fonte e o ajuste da dimensão das páginas de acordo com o dispositivo utilizado para leitura, adequando o e-book às necessidades do usuário. Características que dificilmente são vistas, com qualidade, em outros formatos.

Muitos dos fabricantes de e-readers ou aparelhos que possuem essa funcionalidade já estão adotando o ePub como formato padrão.

Coordenadora do UEMAnet ministra palestra sobre inovação durante Seminário Temático de Graduação na UEMA
Parceria UEMA e UNESP formará colaboradores do UEMAnet para acessibilidade na educação a distância

O Núcleo de Tecnologias para Educação é responsável pela concepção
e gestão da educação mediada por tecnologias nos cursos presenciais
e a distância da Uema.

Sobre

  • Editais e Resultados
  • Diretrizes da Página
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Desenvolvido e mantido por Núcleo de Tecnologias para Educação – Uemanet/Uema.

Nossas redes

Facebook Instagram Youtube
Copyright 2026 | Desenvolvido por Equipe DTE. Todos os direitos reservados Uemanet
Uemanet – Núcleo de Tecnologias para EducaçãoUemanet - Núcleo de Tecnologias para Educação